quinta-feira, 13 de junho de 2013

RESENHA DE FILME: SE EU FOSSE VOCÊ 1

 SE EU FOSSE VOCÊ 1

        João Carlos Daniel, Mais conhecido como Daniel Filho, nasceu em 30 de setembro de 1937 na cidade do Rio de janeiro. É ator, diretor, produtor de televisão e cinema brasileiro. Alguns filmes e minisséries que ele produziu: O primo Basílio; Sai de Baixo; Alto da comparecida; As cariocas, etc.
        O filme conta sobre a vida a há dois de um casal, que mesmo amando-se brigam o tempo todo, até que um dia por um fenômeno inexplicável eles trocam de corpos. A história se passa no Rio de Janeiro, no ano 2006. O casal é protagonizado por Gloria Pires (Helena) e Tony Ramos (Cláudio). Esse filme virou uma série e já saiu sua continuação: Se eu fosse você 2.
        A obra baseia-se na vida real de um casal de classe média carioca, com um pouco de ficção, a comédia ganha mais espaço quando há troca de corpos, onde cada personagem aprende ser o outro corporal e socialmente. O filme nos ajuda a analisar a importância de entender sexo oposto, compreendendo criticamente suas diferenças biológicas e culturais. Aprender a respeitar um ao outro, superando a visão de que o homem é melhor que a mulher e vice-versa. Considerando que as diferenças biológicas e culturais existem, mas não justificam qualquer forma de desigualdade.
        A obra é de fácil entendimento, uma mistura de ficção e comédia muito interessante, proporciona altas risadas, além de nos fazer pensar nas dificuldades de um relacionamento e compreender as diferenças dos gêneros estabelecidas socialmente. Oferece a possibilidade de trabalhar pedagogicamente com alunos os preconceitos e as  diferenças entre os gêneros; comportamentos do homem e da mulher, e levá-los  a pensar sobre como lidar com o amor e com a identidade de gênero.
        A obra é designada a toda população, não havendo um público especifico, apenas que  a classificação indicativa da obra é inadequada para menores de 10 anos, por conter em algumas partes do filme, uma linguagem depreciativa.

 gepeseducacaoesexualidade.blogspot.com/
                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário