sábado, 15 de junho de 2013

DESCRIÇÃO DE AMBIENTE: O LUGAR E O TEMPO

                                                   O LUGAR E O TEMPO

          Ao entrar na sala daquele casarão antigo, tem-se, de início, uma desagradável sensação de abandono e de certa tristeza.
          As paredes, já quase sem cor devido à ação do tempo, as duas janelas fechadas, com suas venezianas carcomidas, situadas na parede oposta à porta, também velha, davam a quem lá chegava a impressão de estar adentrando um museu abandonado. O chão já sem brilho e o teto no qual havia um lustre luxuoso, mas empoeirado e com poucas lâmpadas em funcionamento, configuravam a impressão inicial. Sentia-se também no ar o odor dos tapetes embolorados.
          Da porta, avistavam-se logo à frente alguns móveis em estilo colonial, muito antigos, mas belíssimos – verdadeiras raridades. No centro da sala, uma mesa de cor marrom sobre um tapete persa de rara beleza. Mais perto da porta, uma poltrona revestida pôr um tecido amarelo florido e, como os outros móveis, empoeirada. Nas paredes, quadros de paisagens e retratos daqueles que algum dia habitaram o que deveria ter sido uma casa esplendorosa.
          Em toda a sala pairava uma atmosfera de desolação, de decadência, de envelhecimento, que causavam em quem a contemplava uma sensação de nostalgia.

(Autor desconhecido)



Nenhum comentário:

Postar um comentário