quarta-feira, 19 de junho de 2013

DISSERTAÇÃO: A PENA DE MORTE



A PENA DE MORTE

   Cogita-se, com muita freqüência, da implantação da pena de morte no Brasil. Muitos aspectos devem ser analisados na abordagem dessa questão.
   Os defensores da pena de  morte argumentam que ela intimidaria os assassinos perigosos, impedindo-os de cometer crimes monstruosos, dos quais costumeiramente temos notícia. Além do mais aliviaria, em certa medida, a superlotação dos presídios. Isso sem contar que certos criminosos, considerados irrecuperáveis, deveriam pagar com a morte pôr seus crimes bárbaros.
      Outros, porem, não conseguem admitir a ideia de um ser humano tirar a vida de um semelhante, pôr mais terrível que tenha sido o delito cometido. Há registros históricos de pessoas executadas injustamente, pois as provas de sua inocência evidenciaram-se após o cumprimento da sentença. Pôr outro lado, a vigência da pena de morte não é capaz de, pôr si, desencorajar a prática de crimes: estes não deixaram de ocorrer nos países em que ela é ou foi implantada.
     Por todos esses aspectos, percebemos o quanto é difícil nos posicionarmos categoricamente contra ou a favor da implantação da pena de morte no Brasil. Enquanto esse problema é motivo de debates, só nos resta esperar que a lei consiga atingir os infratores com justiça e eficiência, independentemente de sua situação socioeconômica. Isso se faz necessário para defender os direitos de cada cidadão brasileiro das mais diversas formas de agressão das quais é hoje vitima constante.
                                               
( Autor desconhecido)

OBS.: ENTENDENDO A MONTAGEM DESTA DISSERTAÇÃO:
Título: A PENA DE MORTE : é uma expressão vaga a respeito do assunto. Na maioria das vezes, não contem verbos. O título fornece ao leitor uma ideia do assunto que ele ainda vai ler. 

Primeiro Parágrafo: Consta o tema, ou seja, o assunto que será defendido ao longo do texto e por tratar-se de uma oração, deve apresentar ao menos um verbo. No tema aqui proposto aparecem o verbo cogitar e uma locução verbal formada pelos verbos: devem ser analisados.

Tanto o título quanto o tema sugerem um assunto polêmico. A polêmica é uma das características deste gênero textual  que se chama dissertação. No tema encontramos dois aspectos polêmicos que vão ser desenvolvidos nos segundo e terceiro parágrafos.

Segundo Parágrafo: o primeiro aspecto  polêmico diz respeito àquelas pessoas que são a favor da pena de morte. Notem que essas pessoas, ao se posicionarem a favor, fornecem elementos argumentativos, como: exemplos e situações com o intuito de fazer valer suas opiniões a respeito do assunto que é a pena de morte.

Terceiro Parágrafo: o segundo aspecto polêmico diz respeito àquelas pessoas que são contra a  pena de morte e para fazer valer esse posicionamento, essas pessoas recorrem a registros históricos e faz menção dos  países onde a pena de morte não conseguiu resolver o problema da criminalidade.

Quarto Parágrafo: Aqui, o autor ( do texto ) se posiciona a respeito dos dois aspectos polêmicos desenvolvidos nos segundo e terceiro parágrafos. A expressão: 'Por todos esses aspectos" tem por objetivo ligar, neste último parágrafo, as ideias desenvolvidas nos segundo e terceiro parágrafos. Em seguida  faz constar   o verbo  na primeira pessoa do plural  (percebemos) , deixando seu texto impessoal. Além disso, o autor (do texto) sugere que a lei seja justa e eficiente no trato com os infratores e finaliza fazenda menção do respeito aos direitos de cada cidadão brasileiro.

Este é, portanto, um exemplo de uma dissertação argumentativa. Esquematizando, teríamos:

Título
Primeiro Parágrafo: Tema ( assunto );
Segundo  e Terceiro Parágrafos: Desenvolvimento do assunto;
Quarto Parágrafo: Sugestões e críticas do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário