quarta-feira, 5 de junho de 2013

EXEMPLO DE PROJETO: 3ª IDADE( FOTOGRAFIA)


PROJETO TERCEIRA IDADE (FOTOGRAFIA)




1.0                  Tema:..................... Fotografia  “Terceira Idade”

1.1                  Instituição: ..............( nome )                          

1.2                  População Alvo: .... Alunos do Projeto Férias

1.3                  Professores Responsáveis: .......( nomes e disciplinas )              
                                                                     


2.0 - Introdução: Este projeto tem por objetivo despertar no aluno,interesse, respeito,
solidariedade e um olhar diferenciado para com o idoso. Inicialmente, serão trabalhados os
fatores psicológicos dessa faixa etária, onde professor e aluno discutem a temática,
buscando o interesse dos mesmos pela valorização da vida dos idosos. Estes assuntos
serão desenvolvidos através de entrevistas, palestras, pesquisa de campo, visita a um asilo
e arrecadação de alimentos para doação, sendo todos esses momentos registrados em
relatórios feitos pelos alunos. É válido salientar que esse trabalho visará mobilizar o grupo e
desenvolver o espírito de solidariedade e resgatar no idoso, a autoestima. A fotografia será
trabalhada como um elemento visual e  espacial e alem disso enfocará os aspectos físicos,
psicológicos e emocionais.
                                                                                                                              
3.0 -  Justificativa: Há um grande preconceito dos jovens contra os idosos. A maioria dos jovens não compreendem essa fase da vida e pôr isso marginalizam o idoso. Acham o relacionamento difícil e até mesmo impossível. Não enxergam o idoso como um elo entre passado, presente e futuro; troca de experiência e sustentação da juventude. É comum os idosos serem taxados de  “chatos”, “inoportunos”, “retrógrados” e “inconvenientes”, dando a entender que o idoso é inútil e portanto dispensável na sociedade. Em vista disto, este projeto procurará despertar no jovem aluno uma outra visão da terceira idade, ou seja, a da valorização.

4.0 - Objetivo:  Despertar  no aluno  o espírito de solidariedade e cidadania e sobretudo a valorização da pessoa idosa  e além disso,será  encaminhado ao Gabinete do Prefeito desta Cidade ( nome ), um ofício feito pelos alunos, pedindo-lhe providências em favor dos idosos, caso sejam detectados no gráfico das pesquisas de campo alguma deficiência no atendimento às necessidades dos mesmos. Serão anexados ao ofício uma cópia deste projeto e outra do gráfico decorrente das pesquisas de campo.

5.0 -  Metas: Este projeto pretende atingir as seguintes metas:

a)    Trabalhar com alunos do Ensino Fundamental e Médio Diurno.
b)    O trabalho realizar-se-á no mês de..... do dia ........ao dia...... de.......... .
c)    Serão reservadas aos alunos três aulas extraclasse  para pesquisa de campo, entrevista e visita a um  asilo.
d)    Serão realizadas três palestras na escola com psicóloga, diretor(a) de um  asilo , idosos e após cada atividade, será exigido dos alunos debates e relatórios.
e)    Será realizada análise de fotografias de pessoas idosas para (descrição objetiva e subjetiva).
f)     Ao término do trabalho será montado um painel sobre todas as atividades desenvolvidas nesse projeto com exposição de fotografias.

6.0 -  Procedimentos do Desenvolvimento do Trabalho: Etapas:

6.1      02/01 -  Esclarecimento do projeto e debate;
6.2      03/01 -  Dinâmica e Redação sobre a Terceira Idade;
6.3      04/01 – Elaboração do questionário sobre a Terceira Idade para ser aplicado na Entrevista de Campo;
6.4      05/01 -  Confecção do crachá para ser usado na Pesquisa de Campo e filme enfocando a Terceira Idade (A Vovozona);
6.5      08/01 – Relatório sobre o filme;
6.6      09/01 -  Pesquisa de Campo;
6.7      10/01 – Relatório sobre a Pesquisa de Campo e texto para reflexão e análise  (Eclesiastes);
6.8      11/01  - Pesquisa de Campo e fotografia;
6.9      12/01 – Entrevista coletiva com idosos na escola;
6.10   15/01 – Visita ao asilo “Casa do Idoso –  (nome e endereço).
6.11   16/01 - Arrecadação de alimentos para o asilo;
6.12   17/01 – Relatórios sobre: a entrevista com a psicóloga, idosos e visita ao asilo;
6.13   18/01 – Debate sobre a Terceira Idade;
6.14   19/01 – Palestra com o diretor do asilo;
6.15   22/01 – Análise objetiva e subjetiva das fotografias
6.16   23/01 -  Montagem do gráfico sobre a Pesquisa de Campo desenvolvida nos bairros: .................................................
6.17   24/01 a 31/01 – Montagem do Painel.

7.0  -    Recursos Materiais: Computador, televisão, vídeo, filmadora, máquina                           de fotografar, microfone, aparelhagem de som, folha sulfite, caderno, caneta, lápis, borracha, régua, cola, tesoura sem ponta, recortes de jornais e revistas e textos para análise e reflexão.                                              

8.0 -  Acompanhamento:  Este projeto será acompanhado pela supervisão da diretoria de ensino, direção da escola, coordenação, e professores.

9.0 -  Avaliação: O aluno será avaliado de acordo com a sua participação no projeto.

10.0- Bibliografia: Bíblia Sagrada; Revistas Veja e Isto é; Jornal A Folha de São Paulo.

( por Maria Alice Vidal da Silva)




Nenhum comentário:

Postar um comentário