PROJETO
TERCEIRA IDADE (FOTOGRAFIA)
1.0 Tema:.....................
Fotografia “Terceira Idade”
1.1 Instituição: ..............(
nome )
1.2 População Alvo: .... Alunos
do Projeto Férias
1.3 Professores Responsáveis: .......(
nomes e disciplinas )
2.0 - Introdução: Este projeto tem por objetivo despertar no aluno,interesse,
respeito,
solidariedade e um olhar diferenciado para com o idoso. Inicialmente,
serão trabalhados os
fatores psicológicos dessa faixa etária, onde professor e
aluno discutem a temática,
buscando o interesse dos mesmos pela valorização da
vida dos idosos. Estes assuntos
serão desenvolvidos através de entrevistas,
palestras, pesquisa de campo, visita a um asilo
e arrecadação de alimentos para
doação, sendo todos esses momentos registrados em
relatórios feitos pelos
alunos. É válido salientar que esse trabalho visará mobilizar o grupo e
desenvolver
o espírito de solidariedade e resgatar no idoso, a autoestima. A fotografia
será
trabalhada como um elemento visual e espacial e alem disso enfocará os aspectos
físicos,
psicológicos e emocionais.
3.0 - Justificativa: Há um grande preconceito dos jovens contra os
idosos. A maioria dos jovens não compreendem essa fase da vida e pôr isso
marginalizam o idoso. Acham o relacionamento difícil e até mesmo impossível. Não
enxergam o idoso como um elo entre passado, presente e futuro; troca de
experiência e sustentação da juventude. É comum os idosos serem taxados de “chatos”, “inoportunos”, “retrógrados” e
“inconvenientes”, dando a entender que o idoso é inútil e portanto dispensável
na sociedade. Em vista disto, este projeto procurará despertar no jovem aluno
uma outra visão da terceira idade, ou seja, a da valorização.
4.0 - Objetivo: Despertar
no aluno o espírito de
solidariedade e cidadania e sobretudo a valorização da pessoa idosa e além disso,será encaminhado ao Gabinete do
Prefeito desta Cidade ( nome ), um ofício feito pelos alunos, pedindo-lhe
providências em favor dos idosos, caso sejam detectados no gráfico das
pesquisas de campo alguma deficiência no atendimento às necessidades dos
mesmos. Serão anexados ao ofício uma cópia deste projeto e outra do gráfico
decorrente das pesquisas de campo.
5.0 - Metas: Este projeto pretende
atingir as seguintes metas:
a)
Trabalhar
com alunos do Ensino Fundamental e Médio Diurno.
b)
O
trabalho realizar-se-á no mês de..... do dia ........ao dia...... de..........
.
c)
Serão
reservadas aos alunos três aulas extraclasse para pesquisa de campo, entrevista e visita a
um asilo.
d)
Serão
realizadas três palestras na escola com psicóloga, diretor(a) de um asilo , idosos e após cada atividade, será
exigido dos alunos debates e relatórios.
e)
Será
realizada análise de fotografias de pessoas idosas para (descrição objetiva e
subjetiva).
f)
Ao
término do trabalho será montado um painel sobre todas as atividades
desenvolvidas nesse projeto com exposição de fotografias.
6.0 - Procedimentos do Desenvolvimento do Trabalho: Etapas:
6.1
02/01
- Esclarecimento do projeto e debate;
6.2
03/01
- Dinâmica e Redação sobre a Terceira
Idade;
6.3
04/01
– Elaboração do questionário sobre a Terceira Idade para ser aplicado na
Entrevista de Campo;
6.4
05/01
- Confecção do crachá para ser usado na
Pesquisa de Campo e filme enfocando a Terceira Idade (A Vovozona);
6.5
08/01
– Relatório sobre o filme;
6.6
09/01
- Pesquisa de Campo;
6.7
10/01
– Relatório sobre a Pesquisa de Campo e texto para reflexão e análise (Eclesiastes);
6.8
11/01 - Pesquisa de Campo e fotografia;
6.9
12/01
– Entrevista coletiva com idosos na escola;
6.10
15/01
– Visita ao asilo “Casa do Idoso – (nome
e endereço).
6.11
16/01
- Arrecadação de alimentos para o asilo;
6.12
17/01
– Relatórios sobre: a entrevista com a psicóloga, idosos e visita ao asilo;
6.13
18/01
– Debate sobre a Terceira Idade;
6.14
19/01
– Palestra com o diretor do asilo;
6.15
22/01
– Análise objetiva e subjetiva das fotografias
6.16
23/01
- Montagem do gráfico sobre a Pesquisa
de Campo desenvolvida nos bairros:
.................................................
6.17
24/01
a 31/01 – Montagem do Painel.
7.0 -
Recursos
Materiais: Computador, televisão, vídeo, filmadora,
máquina de fotografar, microfone,
aparelhagem de som, folha sulfite, caderno, caneta, lápis, borracha, régua,
cola, tesoura sem ponta, recortes de jornais e revistas e textos para análise e
reflexão.
8.0 - Acompanhamento: Este projeto será acompanhado pela supervisão
da diretoria de ensino, direção da escola, coordenação, e professores.
9.0 - Avaliação: O aluno será avaliado de acordo
com a sua participação no projeto.
10.0- Bibliografia: Bíblia Sagrada; Revistas Veja e Isto é;
Jornal A Folha de São Paulo.
( por Maria Alice Vidal da Silva)
Nenhum comentário:
Postar um comentário