P R O J E T O
TÍTULO: RETRATO
DOS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DA LITERATURA BRASILEIRA
INSTITUIÇÃO: .. ......................................... (nome)
PROFESSORA RESPONSÁVEL: ............. .Maria Alice Vidal da Silva
PROFESSORES COLABORADORES:.......(nomes e disciplinas)
ALUNOS COLABORADORES:...................(nomes e séries)
1. PROBLEMATIZAÇÃO:
É muito comum, o que não deveria ser, no curso de literatura,
ministrar-se a obra do autor sem a mínima preocupação de faze-lo conhecido
pelos alunos.
Isso acontece porque os alunos do ensino médio das escolas estaduais não
têm acesso aos livros didáticos, alem do que, todos os livros didáticos deixam
grandes lacunas nessa parte.
Entretanto, essa falha passa despercebida pôr parte dos professores de
literatura e pôr outro lado os alunos deixam de conhecer, via retrato, os
principais representantes da literatura nacional.
Tendo em vista a relevância desses fatos, decidimos reparar, através
deste projeto, as lacunas deixadas nos livros didáticos, ou seja, divulgar as
fotografias dos principais vultos da nossa literatura, a fim de que
os alunos tomem conhecimento dos mesmos.
2. OBJETIVOS:
A) Perpetuar, através
do retrato, a memória dos escritores e poetas nacionais que marcaram os estilos
de época desde a Literatura Informativa até o Pós-Modernismo
.
B) Divulgar os talentos artísticos dos alunos nele inscritos.
3. ETAPAS:
Começamos pôr inscrever aqueles alunos com habilidades em desenhos, mais
especificamente em desenhos de retrato.
Ao todo, foram escolhidos seis alunos do ensino médio a saber: Bruno
Nunes dos Reis, Caio Giordani Pascoal, Igor S. de Oliveira, Rafael S. Lopes,
Uelington F.M. Cayres e Wellington F. Sabino.
Em seguida, escolhemos entre escritores e poetas brasileiros, cinqüenta
representantes.
Depois, delegamos aos alunos, o encargo de desenhar os rostos
desses representantes em papel canson A-4.
Após a confecção dos retratos, todos serão emoldurados e apregoados num
mural , constando ao lado de cada fotografia uma
breve bibliofotografia do autor e o nome da escola literária a qual
pertenceu e ficarão expostos permanentemente no corredor da
diretoria para apreciação de toda a comunidade escolar.
4. ESCOLAS
LITERÁRIAS E AUTORES:
LITERATURA INFORMATIVA:
A) Pero
Vaz de Caminha;
B) Padre
José de Anchieta.
BARROCO:
A) Gregório
de Matos Guerra;
B) Padre
Antonio Vieira.
ARCADISMO:
A) Cláudio
Manuel da Costa;
B) Tomás Antonio Gonzaga;
C) Basílio
da Gama;
D) Alvarenga
Peixoto.
ROMANTISMO:
A) Gonçalves
Dias;
B) Gonçalves
de Magalhães;
C) Álvares
de Azevedo;
D) Casimiro
de Abreu;
E) Junqueira
Freire;
F) Fagundes
Varela;
G) Castro
Alves
H) Joaquim
Manuel de Macedo;
I) Manuel
Antonio de Almeida;
J) José
de Alencar;
K) Martins
Pena.
REALISMO – NATURALISMO:
A) Machado
de Assis;
B) Raul
Pompéia;
C) Aluísio
Azevedo.
PARNASIANISMO:
A) Alberto
de Oliveira;
B) Raimundo
Correia;
C) Olavo
Bilac;
D) Vicente
de Carvalho.
SIMBOLISMO:
A) Cruz
e Sousa;
B) Alphonsus
de Guimaraens.
PRÉ-MODERNISMO:
A) Euclides
da Cunha;
B) Augusto
dos Anjos;
C) Lima
Barreto;
D) Graça
Aranha;
E) Monteiro
Lobato.
MODERNISMO:
A) Mário
de Andrade;
B) Oswald
de Andrade;
C) Manuel
Bandeira;
D) Antônio
de Alcântara Machado;
E) Carlos
Drummond de Andrade;
F) Cecília
Meireles;
G) Vinícius
de Moraes;
H) Rachel
de Queiroz;
I) José
Lins do Rego;
J) Graciliano
Ramos;
K) Jorge
Amado;
L) Érico
Veríssimo.
PÓS-MODERNISMO:
A) Guimarães
Rosa;
B) Clarice
Lispector;
C) João
Cabral de Melo Neto;
D) Haroldo
de Campos;
E) Décio
Pignatari.
5. MATERIAIS:
A) 50 folhas de papel
canson A – 4;
B) 6 borrachas
plásticas;
C) 6 apontadores;
D) 6 pastas com
elástico;
E) 30 lápis preto,
sendo:
6( HB) ; 6(2B) ; 6(6B); 6(H);
6(4B)
LOCAL E DATA.
__________________________________
__________________________________
__________________________________
( por Maria Alice Vidal da
Silva)
Nenhum comentário:
Postar um comentário