quinta-feira, 30 de maio de 2013

CONTO:DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS

DEFINIÇÃO DE CONTOS:
Tecnicamente, os contos são classificados por tipo: "Contos Policiais", "Contos de Fadas", "Contos Eróticos", "Ficção", "Contos Infantis", etc.
Conto é a designação que damos à forma narrativa de menor extensão e que se diferencia do romance e da novela não só pelo seu tamanho, mas também por possuir características estruturais próprias.
Possui os mesmos componentes do romance, mas evita análises, e o tempo e o espaço são muito bem delimitados. O conto é um só drama, um só conflito, uma única ação. Tudo gira em torno do conflito dramático. A montagem do conto está em volta de uma só idéia, uma imagem ou vida, desprezando-se os acessórios. “O conto é uma narrativa linear, que não se aprofunda no estudo da psicologia das personagens nem nas motivações de suas ações. Ao contrário, procura explicar aquela psicologia e essas motivações pela conduta das próprias personagens” (R. Magalhães Júnior). “O conto é uma narrativa breve; desenrolando um só incidente predominante e um só personagem principal, contém um só assunto cujos detalhes são tão comprimidos e o conjunto do tratamento tão organizado, que produzem uma só impressão”. (J. Berg Esenwein citado por Nádia Battella Gotlib).

CARACTERÍSTICAS:
1- Tempo.
2- Espaço.
3- Um só conflito  dramático e um só assunto.
4- Uma única ação.
5- Não se aprofunda na psicologia das personagens.
6- Explica a psicologia e as motivações das personagens através das
Suas condutas.
7- Narrativa breve.
8- Poucos ou apenas um personagem principal.
9- A  narrativa pode ser em primeira ou em terceira pessoa.
10-          São classificados em tipos:  contos policiais, contos de fada, contos infantis, contos de ficção, contos de amor, contos de animais, contos de natureza sobrenatural, contos religiosos, contos folclóricos etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário