terça-feira, 11 de junho de 2013

DESCRIÇÃO DE OBJETOS: VASO INDIANO

DESCRIÇÃO DE OBJETOS   

                
VASO INDIANO

        Posto entre quatro bibelôs sobre a estante repousa um vasinho indiano, gracioso, pequenino, mas impossível não notá-lo logo que se entra à sala.
        Lembra bem uma chaleira antiga ou um bule se tivesse asas na lateral. Sua base é redonda e larga e ao se encontrar com a parte de cima faz uma cintura de pilão. A parte de cima, que é o corpo do vaso começa em formato oval que vai se abrindo até se encontrar com um cone também em formato de pilão. Da base até o topo deve medir aproximadamente trinta centímetros.
        O vasinho foi fabricado com argila e pintado com fundo em ouro. Em todo ele há diversos desenhos pintados nas cores azul, vermelha, verde, rosa, lilás e alguns detalhes em branco. Os desenhos, em sua maioria, são de flores bem pequenas dentro de folhas. Há também alguns laços bem trabalhados que passam por entre as flores e seguem os contornos do vaso, como se fosse bandeirinhas em festas juninas.
        Um vasinho assim rouba a cena de quaisquer bibelôs, não só pelo seu formato gracioso, mas principalmente pela harmonia das cores e dos desenhos.

(por Maria Alice Vidal da Silva)
       



Nenhum comentário:

Postar um comentário