segunda-feira, 3 de junho de 2013

ROTEIRO PARA O PRÉ-PROJETO (PESQUISA)

ROTEIRO PARA O PRÉ-PROJETO

O pré-projeto de pesquisa é a primeira delimitação do trabalho a ser desenvolvido no Mestrado, num prazo de 24 meses. Em sua avaliação, a Comissão de Seleção levará em conta as evidências do conhecimento e o domínio do candidato sobre a bibliografia, a metodologia e as fontes.

Como sugestão para a elaboração do pré-projeto, apontamos os seguintes itens:

1) TÍTULO:

2) DELIMITAÇÃO TEMÁTICA
:
Deve adequar o seu enfoque e delimitação ao nível proposto para o projeto de investigação; deve estar claramente explicitado e permitir que se forme uma idéia geral acerca da área do conhecimento que o estudo abrange.

3) JUSTIFICATIVA:
Justificar a importância científica do tema e ressaltar a relevância de sua execução. Tentar justificar por que tal problema é investigado. Mostrar que a pesquisa proposta é possível, dentro dos parâmetros de uma dissertação de mestrado e num prazo de 24 meses
Deve apresentar as razões de se fazer este estudo e, ainda, situar a temática no contexto do conjunto da ciência, da área do conhecimento específico, explicitando um suporte teórico inicial. Apresentar de forma clara, os avanços que os resultados da pesquisa trarão para o conjunto dos conhecimentos da área. Há casos também em que o autor descreve o caminho como chegou ao tema em questão mostrando a partir dessa descrição a relevância do tema na historiografia.

4) OBJETIVOS:

Devem expressar a finalidade maior (objetivo geral) e a (s) finalidade(s) específica(s) a serem objetivadas pelo estudo. Dizem o que o pesquisador quer alcançar e a quem beneficiar através desse estudo.

5) PROBLEMÁTICA:
Deve apresentar o problema no contexto da ciência e explicitá-lo na formulação específica da área de vinculação do projeto. Esse é o momento para evidenciar a(s) hipótese(s) como formulações de encaminhamento de respostas à problemática.

6) RELEVÂNCIA SOCIAL/TÉCNICA:
Deve considerar a prioridade da pesquisa no respectivo curso e linha de pesquisa explicitando sua vinculação às necessidades sociais e conseqüente benefício social. Assim, como na justificativa, é o momento para ressaltar os avanços que os resultados trarão ao conjunto dos conhecimentos da área de inserção do projeto.

7) METODOLOGIA:
Apontar quais os caminhos metodológicos definidos para o andamento da pesquisa: como vai abordar o tema, quais as fontes de pesquisa utilizadas. É preciso lembrar que a existência e o conhecimento das fontes é condição mínima para a viabilidade da pesquisa histórica.
Deve contemplar uma explicação clara do tipo de pesquisa a ser desenvolvida; esclarecer a amostra, os documentos, os instrumentos e os procedimentos de coleta e de análise dos dados.

8) CRONOGRAMA:

Apresentar as etapas previstas para a execução da pesquisa, estimando o tempo previsto em 24 meses. O primeiro e segundo semestres apresentam um leque mais denso de disciplinas e constituem um período de reflexão teórico-metodológica de âmbito geral e também de reflexões sobre a linha de pesquisa adotada e sobre a temática escolhida para a dissertação. Nesse período a pesquisa já deve estar em andamento, acelerando-se no ano seguinte, quando também deverá constar a redação final e as revisões necessárias com vistas à defesa.
Detalhar o desenrolar das principais atividades do projeto, permitindo visualizar sua adequação ao tempo e aos objetivos expressos. Cabe aqui uma explicação sobre a viabilidade de execução.

9) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E BIBLIOGRAFIA:
Deve indicar as leituras realizadas e citadas no corpo do texto. As referências bibliográficas referem-se às obras (livros, artigos, etc.) que foram explicitamente citadas e, portanto, usadas durante o trabalho no próprio texto. A bibliografia, por sua vez, diz respeito às obras que foram lidas, porém não citadas no trabalho.

( Autor desconhecido )

Nenhum comentário:

Postar um comentário